sexta-feira, 4 de junho de 2010

Recem nascido abandonado.. e agora, o que eu faço?!

É muito comum as mães abandonarem suas crias ou achar alguns recém-nascidos no meio da rua.

Mas quando isso acontece, o que fazer para ajudá-lo?!

1º passo: Temperatura

Filhotes perdem temperatura muito rápido, podendo entrar em um quadro de hipotermia.
Essa condição pode levar o filhote a morte em pouco tempo, então é muito importante manter a temperatura dele aquecida, como faria a mãe.
Caso você perceba que ele já está hipotérmico, aqueça (ferva) água, coloque em uma luva de procedimento, coloque uma toalha grossa por cima da luva, perceba se a temperatura está boa para colocar o filhote em cima (não pode estar muito quente mas é importante que esteja aquecendo), coloque o filhote por cima da toalha com a luva por baixo e cubra ele por cima.


2º passo: Estimulação
A mãe na natureza, iria lambê-lo não só para deixar o cheiro e limpar, mas estimular também a parte sensitiva e as necessidades fisiológicas do animal.
Para estimular a parte fisiológica (xixi e coco) vc deve massagear a barriguinha do animal com um cotonete de cima para baixo (na direção do ânus). Após isso vc deve massagear a área genital e o ânus para impedir obstrução.
No blog da Tula tem um artigo falando sobre outras estimulações que ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do animal. Vale a pena dar uma olhada.

3º passo: O local
O local onde o animal deve ficar em um lugar limpo, iluminado, tomar algumas radiações solares (não diretamente) e tranquilo pois os bebês dormem bastante.

4º passo: Alimentação
Em pet shops há alimentos industrializados precisos para animais em desmame ou que foram abandonados por suas mães.
É um pouco caro e se você não tiver grana vc pode fazer um leite usado em animais recém-nascidos. Ele se chama suscedâneo. Procurando pela internet eu achei um site muito legalzinho que é o Gatos do Rio. Lá tem quatro tipos de suscedâneo.. eu gostei mais da terceira opção.. é a mais próxima do que os vets que eu super recomendam passam.

Suscedâneo 3
- 1 litro de leite integral
- duas gemas
- duas colheres de sopa de creme de leite ou nata
- 1 colher de açúcar
- 1 pitada de sal
Bater as gemas, acrescentar o leite e colocar para ferver. Quando estiver fervendo, colocar os demais ingredientes. Deixe esfriar e dê ao gatinho.

A essa receita eu adiciono três gotas de complexo B pediátrico e substituo o açúcar por mel.

O animal deve ser alimentado de 3 em 3 horas no máximo!!

A administração do alimento deve ser dado em seringa (as de 20ml tem um biquinho) de forma gradual e morosa para não correr o risco do animal aspirar a alimentação e resultar em outros problemas.

Esteja em contato com um médico veterinário para qualquer modificação na saúde do recém nascido.

Boa sorte e bom final de semana!




Nenhum comentário:

Postar um comentário