sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mais ainda sobre as raças

Finalmente, a tão esperada entrevista com a sra. Tula Verusca.

Ela foi super fofa comigo e fez essa entrevista pra gente falando sobre as bolinhas peludas mais fofas do universo que são os shih-tzus.



Aproveitem. e... OBRIGADA TULA



O Mundo Pet: Como começou a sua paixão por st? vc sempre os teve?

Tula Verusca:Minha paixão começou com o Zeus, o shih tzu da minha vizinha. Aliás se não fosse por ele minha mãe nem deixaria eu ter o meu!!!



O Mundo Pet: Então Tula.. como vc definiria a vida ao lado de um shih-tzu?

Tula Verusca: A vida com o shih tzu é maravilhosa, o shih tzu característico é muito carinhoso, tranquilo, não late, não acaba com a sua casa quando está sozinho, dormem muitoooo e esquentam o pé... o cão perfeito. rsrs Quase um cão de pelúcia.

O Mundo Pet:Qual é a origem da raça shihtzu?

Tula Verusca: A raça vem do cruzamento do Pequinês com o Lhasa Apso e é uma das raças mais antigas

O Mundo Pet:Ele foi feito para qual função?

Tula Verusca:Ele um cão de companhia.

O Mundo Pet:A que grupo pela CBKC o shih tzu pertence?

Tula Verusca: Ele é do grupo 9 - cães de companhia - seção 5 - raças Tibetanas

O Mundo Pet:Qual a principal função do shihtzu?

Tula Verusca:Fazer seus tutores felizes

O Mundo Pet:São cães que se dão bem com crianças e/ou idosos?

Tula Verusca:Sim, eles são a alegria da família toda, inclusive quem diz que não gosta de cães olha para eles com cara de: oh, que lindo!

O Mundo Pet:Dizem que shih tzu é burro..desmistifique!

Tula Verusca:Burro é o retardado que repete isso. Não existe raça burra existe treinador que não sabe trabalhar e o cão acaba fazendo o que quer. Bial aprendeu a fazer xixi no jornal com 2 dias que estava aqui em casa... no terceiro ele já procurava o jornal pro xixizão...

O Mundo Pet:Eles soltam muito pêlo?

Tula Verusca:Não, são cães que possuem uma pelagem maravilhosa e abundante...eu acredito que os pelos caem como os cães de pelagem curta, mas como têm o pelo longo os fios se soltam e enrolam nos outros fios, fazendo que sua casa não fique cheia de pêlos.

O Mundo Pet:Qual é a receita para uma pelagem tão linda como a de seus st?

Tula Verusca:Ohhh obrigada pelo elogio hehehehe ... Bem, primeiro é a genética... Bial é um st com pedigree, avós campeões então já tem uma pelagem boa, juntamente com isso tem a alimentação e também uso constantemente de bons shampoos e cremes...Já a Mel é minha menina não tem pedigree, foi adotada e já tem o cabelo sarará (rsrsrs) com ela foi mais difícil, mas é como cabelo de mulher, precisa ir experimentando para saber como fica melhor. Com ela descobrimos que o pelo fica melhor curtinho, como ela é pequeninha acaba parecendo um filhote.. uma graça.



O Mundo Pet:vc dá AN pros seus animais, o que te influenciou nessa decisão?Quais foram as melhoras que você percebeu após a alimentação natural?

Tula Verusca: Sim, meus cães comem alimentação natural crua. Sou zootecnista e antes de ter o Bial eu achava que “cachorro tem de comer ração, de preferência Royal.”

Mas aí minha vida ficou mais linda e eu comecei a pensar... essa coisa não tá boa não!!! E comecei a pesquisar. Descobri que ele não precisaria comer aquela coisa com cara de isopor.

Tudo com a AN é melhor, cocô, apetite e tudo o mais... só tenho coisas boas.

Tanto que hoje estou fazendo pós graduação em alimentação de cães e gatos...



O mundo Pet: Em termos morfológicos, qual a característica mais marcante do shih-tzu?

Tula Verusca: O focinho achatado, prognatismo inferior, pelagem não encaracolada e abundante.

O Mundo Pet: Em questão de socialização/dominância, como é o comportamento dos shih-tzu?

Tula Verusca: Acredito que essa não é uma questão de raça e sim de dono. Se o dono se esmera em socializar seu cão ele será ótimo. Tenho dois shih tzus, Bial que chegou pra mim com 55 dias e Mel que chegou aos 8 meses. Sempre levei o Bial para conhecer vários cães de vários tamanhos e em várias oportunidades. Ele é ótimo, não estranha cão nenhum. Já a Mel não foi bem socializada, aliás ela chegou depois que a janela de sociabilização já havia fechado então ela é difícil ciumenta, briga com outros cães, não gosta de outros cães, difícil.

Já em relação a dominância não vejo isso em nenhum dos dois.

O Mundo Pet: Vemos em algumas raças o problema de viver em dupla do mesmo sexo, nos st existe isso?!

Tula Verusca: Absolutamente nenhum problema, desde que a sociabilização seja bem feita assim como a introdução do novo morador.



O Mundo Pet: Você passou recentemente pela experiência do parto da Mel que te deu o Core. Mas, generalizando, quantos filhotes em média um shih-tzu tem?!

Tula Verusca: Depende tanto...mas no geral vejo ninhadas de 3 a 6 filhotes. A Mel tinha dois, mas um foi natimorto.

O Mundo Pet: Quais são as doenças que mais acometem os shih-tzu?!

Tula Verusca: Principalmente oculares. Por ter a orbita rasa os olhos podem “pular". Também tem as úlceras e o problema dos cílios que nascem para dentro,além de dermatites.

O Mundo Pet: A pelagem de um shihtzu demanda muitos cuidados? De quanto em quanto tempo você escova seus cães?!

Tula Verusca: Demandam. Como um cabelo comprido... escovação, cremes, shampoos, hidratação, etc. Mas esses cuidados para mim são prazerosos, não são uma tormenta!

Quanto a escovação, eu escovo só no banho pois a pelagem da minha matilha é muito boa, quase não faz nó. Então, quando antes do banho aparecem nós eu escovo, se não aparecerem antes, só no dia do banho mesmo.

O Mundo Pet: Se você fosse criar shih-tzus, dentre todas as qualidades, qual você iria querer fixar?

Tula Verusca: O temperamento confiante... não é por que tenho dois shihtzus, mas o temperamento deles -calmo, confiante, amoroso - é o que mais amo.

O Mundo Pet: E para terminar.. o que vocÍ aconselharia para alguÈm que est· querendo comeÁar a criar cãess da raça shihtzu?!

Tula Verusca: Bem, para quem quer ter um shih tzu aconselho que:

Procure um bom criador, conheça os pais. Veja como é o temperamento do pai e da mãe do seu futuro filho. Conheça o criador, veja como é que ele cria, se ele cria várias raças (fuja desses), se ele cria em gaiolas ou se não tem os cuidados básicos de higiene. Vá sem avisar a casa do criador. Veja qual a alimentação. Cadelas paridas não podem ficar em gaiolas, devem estar e vai ficar com seus cães, tem de dar acessoria por toda vida do filhote. Não compre nenhum animal de pessoas que criam para GANHAR DINHEIRO única e exclusivamente, CLARO que ninguém trabalha de graça, mas o criador tem de ser chato, tem que procurar saber quem você é, e perceber que “se não achar ninguém que se encaixe o cão ficará com ela” ...e no mais seja MUITO feliz com seu bbzão peludíssimo.

Um comentário: