segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Errar...

No domingo de manhã estava tomando café com a minha família e conversando com eles sobre meus cães. Até que minha mãe comentou sobre a euforia exagerada que minha cadela sempre fica ao me ver, e como no sábado minha mãe foi corrigi-la e viu que em apenas um "não!" os meus 3 cães imediatamente pararam o que estavam fazendo, sentaram-se e ficaram parados olhando na direção dela. Minha mãe achou engraçado como eles reagiram rápido a apenas 1 repreensão.

Nisso, eu ri e disse: "é mãe, é pq quase nunca eles estão errados!" e minha amiga que estava conosco se surpreendeu e perguntou: "mas se eles nunca estão errados, como sabem o significado do 'não' tão bem?".

Existem muitas pessoas que criam, conscientementee ou não, situações em que o cão é induzido a errar, e a partir daí marcam o "não!" e corrigem. Se torna uma espécie de jogo, onde, dependendo do cão, vai gerar uma grande ansiedade ou uma grande disputa. Um cão que é induzido a errar e, quando erra, é punido, pode ficar ansioso, nervoso, sem nunca saber o que pode ou não fazer, perde a confiaança no seu dono; ou pode ser aquele cão "surdo" que sempre vai fazer o que der na telha e ignorar solenemente o dono até vir uma punição mesmo, e essa punição terá q ser cada vez pior e mais forte...

... e é nessas que vem a idéia "aaah! meu cão não tem jeito! tem horas q ele só obedece com susto, ou apanhando!!!" --> o que não faz o menor sentido!!!!

A questão é que quem define regras claras e cumpre as próprias regras não precisa punir um cão durante o manejo.

Só para deixar claro: quando me refiro a punição digo punição positiva, aquela que você usa uma coisa que o cão não gosta (aversivo) para interromper um comportamento. Por exemplo: bater, espirrar água, choque, grito, ameaça, chinelos voando, latinhas com moedas dentro etc.

Para criar regras básicas é preciso que todos da casa concordem: cães não entram nessa parte dda casa, por exemplo. Regra criada, regra obrigatóriamente cumprida. O cão nunca vai poder entrar naquela parte. Se o cão não pode pular na sua avó, não permita que ele pule em ninguém, nem em você ddurante as brincadeiras! E assim vai. Não adianta permitir em algumas situações e proibir em outras.

Além disso, existem questões que estão na natureza dos cães! Por exemplo: se você tem um filhotinho novo em casa, não é inteligente deixar ele ter acesso ao varal de roupas.... aqueles panos flutuando no ar e tremulando com o vento parecem uma excelente brincadeira! O cãozinho não irá resistir!!! E depois é pura maldade brigar com o filhote por ter sujado e rasgado as roupas... O que é da natureza do cão, como brincar, latir, correr, morder etc, tem q ter momento e local corretos, mas ele tem que ter a chance de fazer essas coisas! De ser cachorro!

Então, meus cães, raramente estão errados. Porque eles podem e devem ser cães e as regras que eu estipulei estão sempre claras e nunca mudam. Eles tem lugares que podem ir, lugares que não podem, coisas que podem fazer e coisas que jamais podem fazer. Mas brincam, correm, e podem agir como cães o quanto quiserem, minha casa é preparada para eles.

As regras são claramente e continuamente treinadas e relembradas, em caso algum deles "esqueça". Mas sem stress, sem punição, sem dor nem sustos!

Agora, ainda assim, cães algumas vezes aprontam novidades que consideramos ruins para nossa relação. Como a euforia exagerada da minha cadela, que fica girando em volta de mim correndo e não pára, ao ponto de ninguém conseguir se aproximar até que ela se acalme. E, nessas horas, é bom que ela saiba o "não!".

E para ensinar o "não!" eu usei, com meus 3 cães, o que chamamos de punição negativa. Mas isso é assunto pra ooooooooooutro post! heheheheheheh

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Amei de paixão este post!!
    Sou super a favor do ensinar qual é o certo ao inves de punir o erro.

    ResponderExcluir