terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Agressividade Idiopática


Sabemos que hoje em dia há muitos cães agressivos. Desde os que estão na rua sofrendo maus tratos até os que estão dentro de casa dormindo na cama dos proprietários.
Me bati hoje com o caso de um poodle que parecia um "gremilin" e deu um trabalhão para ser contido. Ele mordeu a mão da dona a ponto de furar e sangrar bastante.
A agressividade pode ter muitas causas, desde mimo demais onde o cão acha que manda e nesse caso classificamos como por dominancia, até por estar sentindo dor.
Mas o enfoque hoje é uma agressividade que não há adestramento, ou causa. É idiopática, ou seja, desconhecida.
Essa agressividade é rara e tem supõe-se que tem origem genética. Não há exames que comprovem que o animal sofre disso e sim o comportamento que o dirá.
Agressão Idiopática: a agressão que é verdadeiramente imprevisível. Este tipo de agressão, que é muito raro, é freqüentemente confundida com agressão por dominação sutil. Com a agressão idiopática, o cão vai atacar qualquer coisa em seu caminho, animado ou inanimado.

Existem várias raças que sofrem deste tipo de agressão, como a Pyrananean Mountain Dog, Bernese Mountain Dog, São Bernardos, Rottweilers, Dobermanns e, especialmente, Cocker Spaniel Inglês dourado. A pesquisa indica que essa agressão é inerente e, portanto, ao escolher uma dessas raças, é importante verificar para trás pelo menos três ou quatro gerações para se certificar de que o comportamento não veio à tona dentro da linha. Os cães que sofrem agressão idiopática geralmente parecem ser doce, amoroso, cães bem educado que, de repente, sem motivo aparente ligar os seus proprietários e visitantes mordendo-os na perna, mão, braço, ou até mesmo rosto. Uma vez que a raiva súbita termina, eles retornarão ao seu normal seres amorosos. Neste momento, não há tratamento conhecido para a agressão idiopática.


Não há tratamento para essa agressão e por isso algumas raças grandes são proibidas em outros países. Pois uma vez tendo essa agressividade, o cão pode atacar idosos e crianças de forma fatal. Normalmente é feita a eutanásia desses animais.

Antes de auto-diagnosticar seu animal com agressividade idiopática, recorra a adestradores competentes.

Lambeijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário