sábado, 23 de janeiro de 2010

DTUIF (Doença do trato urinário inferior dos felinos)


Estava pensando hoje nos felinos. Eles são minhas verdadeiras paixões, apesar de não tê-los e n ter preparo ainda para tal por causa da minha casa e toda a insegurança que os gatos teriam por aqui. Além de ter 3 cães latidores né??
Mas o que eu estava pensando, não é se teria ou não, mas nos inúmeros casos que aparecem todos os dias lá no Hospmev da UFBA (Bahia) de gatos com DTUIF (Doença do Trato Urinário Inferior Felina).
É uma situação tão triste, tão dolorosa para eles que resolvi pesquisar um pouco mais. Fiquei pensando o porque dessa incidencia tão grande. Pensei na questão da alimentação, mas não consegui encontrar nada. Então, além de pesquisar eu pedi pra Sylvia da cachorro verde me dar uma opnião. Ela me mandou uns trechos de uns artigos que diziam que há sim uma relação muito sutil porém, decisiva.

Os animais que comem comidas secas como rações, não ingerem água do seu alimento. Gatos são animais que bebem pouca água, daí vem o acúmulo de urina e a inflamação do trato urinário, e quando há obstrução da urina é pior ainda o quadro. Pode levar a uremia que é o processo de intoxicação pela uréia presente na urina.

"As causas podem ser obstrutivas ou não. Dentre as mais freqüentes estão a presença de tampões uretrais ou de urólitos no trato urinário e as cistites. Os principais sinais clínicos são hematúria, disúria, lambedura do pênis e presença ou não de obstrução uretral. A DTUIF acomete mais frequentemente gatos machos, castrados, com 2 a 7 anos de idade, que consomem basicamente alimento balanceado seco e bebem pouca água" (Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos. Silva, L. S.; Pires, L. V.; Carvalho, C. J. S.; Pinho, F. A.; Sousa Júnior, A.; Costa, F. A. L.; Silva, S. M. M. S.)

Os sintomas podem ser hematúria (presença de sangue na urina); dificuldade e até dor ao urinar; lamber constantemente a região genital, o animal pode também apresentar depressão e hiporexia (diminuição na ingestão dos alimentos). Os machos sofrem risco de obstrução da uretra e incapacidade de urinar. Em muitos casos são indicados a cirurgia de decaptação do pênis.

David F. Sênior afirmou em uma conferência patrocinada pela indústria de rações para pets:

Os gatos se tornam progressivamente apáticos, entram em coma, e finalmente morrem se ficarem sem tratamento depois de dois a quatro dias. A morte é devida à desidratação, hipercalemia (excesso de potássio circulante), acidose metabólica e acúmulo de produtos metabólicos.”

"Muitos gatos sofrem por anos e alguns apresentam repetidas obstruções uretrais. Como último tratamento, pode ser indicada a amputação do pênis. Entretanto, um número alto de gatos sofre com complicações pós-cirúrgicas. Alguns cientistas postulam que os altos níveis de magnésio na dieta, a urina alcalina e as complicações no revestimento da bexiga provocam a doença. Outros culpam os cristais presentes na urina do gato acometido. Mas os cristais ocorrem na urina de gatos saudáveis também.

Alimentos secos para gatos e a alteração química das dietas estão solidamente implicados na epidemia de DTUIF. Especialistas da indústria das rações comentam que, manipulando a dieta com redução do magnésio e aumento da acidez, controla-se cristais urinários de estruvita. Mas essa mesma manobra aumenta o risco de se formarem cristais de oxalato. A única coisa que eles tentam fazer é acrescentar mais água à dieta. A indústria nem se dá o trabalho de negar a conexão entre seus produtos secos e a doença. (Tom Lonsdale)"



Portanto.. repense na alimentação do seu gato. Nunca o deixe muito tempo sem beber água e mantenha uma água sempre fresquinha a sua disposição. Qualquer alteração, leve-o ao veterinário o mais rápido possível, pois, como visto acima, a DTUIF pode levar ao óbito.

Bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário