quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Otite, alopatia x MTCV

Pelo livro Differential diagnosis in Small Animal Medicine de Alex Gough as causas primárias da otite externa podem ser:

Hipersensibilidade, onde estão incluídos a Atopia, Alergia por contato, reações a medicações e hipersensbilidade alimentar.
Pode ser também por Infecção Fungica (Dermatofitose e Sporotrix schenckii), doenças parasitológicas como a demodicose, pulgas, pediculose, Sarna Sacoptica e piodermite.
Hiperadrenocorticismo e hipotireoidismo
também podem causar otites externas.


Pela medicina tradicional chinesa, toda infecção é causada pela entrada de "vento".. e no caso de ser acompanhado de odor, sabemos que ali há também aumento de "calor" interno..seja esse calor verdadeiro ou falso.

O que é calor falso?

Alguns cães ficam com as orelhas vermelhas, secas e sensíveis ao toque. Isso acontece não porque o cão está com excesso de calor e sim com deficiencia de fluidos. E isso é diferente?? Sim! Com certeza pela MTCV. No caso de deficiencia de fluidos, pensaremos nos rins como culpados.
A MTCV irá cuidar dos fluidos do corpo, pensando nos rins.
Já no caso de ter secreções, queimações no pêlo e dor enlouquecedora, aí temos um verdadeiro calor, causado por uma "chama verdadeira" como chama a MTCV. Essa chama verdadeira pode ser causada por uma estagnação de fígado, que pode acontecer por stresse, alimentação, excesso de medicações etc.


A MTCV conta até os odores para que possa identificar-se qual é o elemento em desequilíbrio.

Se o odor for rançoso azedo o desequilíbrio está no elemento madeira, principalmente no fígado.
Se o odor for adocicado enjoativo o elemento terra está em desequilíbrio, e ai pensamos no Baço/Pâncreas. Nessa ocasião pode ocorrer momentos de disfunções gastrintestinais como diarréias recorrentes ou constipação.
Um odor Chamuscado mostra um desequilíbrio no elemento Fogo do coração/intestino delgado.
Já o Pútrido, vem do Rim e aí entra o mal funcionamento dos fluidos pelo corpo, o que pode estagnar e causar excesso de calor (inflamação)


Normalmente quando a cera está pegajosa, seca, que dá aquele trabalhinho para tirar, mostra que sim, há fluido mas o calor ascendente (que pode ser por causa da estagnação de fígado) está consumindo o mesmo.


Mas, se não há nenhuma mudança em questão de secreção e meu cão só está com a orelha quente e vermelha, está tudo bem? Na verdade não é assim. Essa vermelhidão, secura e aumento de temperatura quer dizer que o animal está tão desprovido de fluidos internos que provém da energia vital que não se pode produzir nenhum corrimento.

Estar ciente dos problemas dos seus cães e observá-los é a melhor parte de como conseguir tratá-lo.
Procure seu veterinário para poder indicá-lo o devido tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário