terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Respiração pela MTCV

Em primeiro lugar, sugiro que quem não tenha lido a Introdução da MTCV dê uma lida para se sentir mais confortável com essa leitura.

Como eu já disse anteriormente, existe o QI cosmico que é a energia vital que "ingerimos" através da respiração.
Os pulmões tem essencia Yin, enquanto seu parceiro do elemento metal - Intestino Grosso - faz a parte Yang. O elemento metal está ligado a excreção. O intestino, excreta as fezes e o pulmão o dióxido de carbono, ambos agindo na purificação do corpo e portanto, estando intimamente ligados aos líquidos orgânicos.
As horas associadas aos pulmões são de 3:00am a 5:00am, podendo nessa hora ocorres crises do trato respiratório.
"No Ciclo de Criação dos Cinco Elementos, o elemento Terra da digestão (Baço/Pancreas e Estômago) alimenta os pulmões, enquanto estes alimentam o elemento água dos rins."(SCHWARTZ, Cheryl.
Já no ciclo de controle, os Pulmões controlam o general (Fígado) e é controlado pelo Rei (Coração).

A emoção ligada ao Pulmão, é o pesar (ou tristeza profunda). É só parar e pensar em quem tem sinusite (como eu) quando fica irritada o que é a primeira coisa que ataca. Aqueles filmes americanos realmente mostram aqueles nerds tendo crises asmáticas com suas bombinhas quando ficam nervosos, ou tristes.
Dra Schwartz em seu livro Quatro Patas, Cinco Direções fala que já viu animais que depois da morte, ou ausência permanente de seus entes mais queridos desenvolveram bronquite e asma.



Para respirar, precisamos de energia e "material". A energia vem do QI do Pulmão, o QI Cosmico, QI digestivo do Baço/Pâncreas(pasmem!), e do Yang do Rim. O "material" são os tecidos pulmonares com suas células e tubos.

A associação do QI do Pulmão e do Yang do Rim ajuda a fluir a umidade pelo corpo, e o QI digestivo ajuda no fortalecimento dos músculos respiratórios e do diafragma.Se houver problemas em algum dos três, a respiração torna-se fraca e curta e se o Yin do Pulmão estiver fraco, a respiração torna-se insuficiente. Isso ocorre porque o Yin do Pulmão dá a "tranquilidade" da respiração e quando ele se torna fraco, o Yang torna tão "frenética" a respiração que o indivíduo não consegue respirar direito.

Se o QI cósmico for fraco por nascença, o animal apresentará desde novo problemas no trato respiratório o que poderá repetir-se constantemente durante a vida. Se ele tiver mesmo deficiência do QI cosmico, ele vai ser um cão/gato preguiçoso, com vocalização fraca e dificuldade na digestão.
Quando a respiração torna-se superficial e curta (principalmente após exercícios) nota-se uma Deficiencia do QI cosmico.
Esse QI fraco, acaba afetando o Yang do Rim (um dos responsáveis pelo aquecimento ideal do corpo) o que causa um animal friorento que ama ficar em baixo do sol de meio-dia. O que pode ocorrer devido a essa situação é o aumento da umidade (ou fleuma pela MTCV) no trato respiratório desenvolvendo aquela respiração úmida ou tosse.
ATENÇÃO!
Se o Yin do animal for fraco ele vai ser agitado, beber muita água, calorento e a sua língua é vermelha (falarei mais adiante sobre o diagnóstico pela língua). Se o Yang do animal for fraco o animal será letárgico, beberá pouca água e friorento.


O Paciente Idoso

Falei anteriormente sobre o Jing Pré-Natal que nasce conosco. Apesar de ser inato, ele pode ser fraco de nascença ou forte, não importando qual seja a situação, ele passa a ser desgastado durante o tempo, com a alimentação inadequada, com sexo, etc.
O animal velho portanto, apresenta a essencia Jing deficiente. Os estoques de Yin e Sangue também vão sendo gastados durante o tempo.
Se a alimentação for inadequada, o QI digestivo (que vem do Baço/Pâncreas) também é desgastado e insuficiente, enfraquecendo assim os músculos (o Baço/Pâncreas age fortalecendo também os músculos).
Além da alimentação, o clima e vida do animal também interferem no QI digestivo.
Com os músculos enfraquecidos, o músculo do diafragma pode ser afetado e os idosos parecem ter "preguiça" de respirar, pois tem falta de força para respirar.


Como identificar onde o meu animal está incluido??
Simples:

Pulmão e Yin do Rim Fracos: Tosse seca e severa ou respiração dificultosa e seca. O animal também apresenta bastante sede, agitação e a sua língua torna-se vermelha.

QI do Pulmão e Yang do Rim Fraco:
Respiração superficial, respiração dificultosa e úmida, membros posteriores fracos e ausência de sede.

QI do Pulmão, Yang do Baço e do Rim fraco:
Fleuma (muco pegajoso) excessiva com um pouco de expectoração do muco durante a tosse (isso se o animal não engolir antes). O animal apresenta-se "friorento" e os sintomas pioram com o movimento.


Procure um veterinário holístico, ele saberá exatamente o que fazer e o que passar para o seu animal nesses casos.




Referências:
SCHWAERZ, Cheryl. Quatro Patas Cinco direções. Um Guia de Medicina Chinesa para Cães e Gatos. Editora: ícone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário