quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sarna Demodécica

A sarna demodécica é causada pelo ácaros Demodex canis. Ela se apresenta quando há uma proliferação exagerada do mesmo no organismo do animal.

Ele faz parte da microbiota normal dos cães, então, o cão ter demodex canis não é essencial para que o animal apresente a demodicose ou sarna demodécica. A sarna demodécica caracteriza-se pelo afrouxamento do pêlo do animal desde o folículo cansando alopecia (falta de pêlos) focal ou pelo corpo todo. Por isso ela é considerada uma doença parasitária dos cães, e, infecções secundárias podem agravar o quadro da doença.

Ela pode ser seca, onde só há a alopecia, ou pode ter presença de secreções purosanguinolentas. São chamadas de generalizadas quando atingem mais de 5 regiões do animal, as quais, normalmente são a cabeça, os membros e o tronco, podendo também atingir os dígitos, onde se denomina como pododemodicose. O animal também pode apresentar a demodicose apenas no meato acústico, causando assim as otites. Normalmente ela é transmitida no período peri e neo natal do animal. Alguns fatores podem influenciar no aparecimento da doença, entre eles estão o parto, a má alimentação, vermes, imunosupressão por medicamentos, traumas, lactação, cio, entre outros. O tratamento precoce da demodicose é essencial para que uma lesão focal (que afeta uma pequena parte) não se torne uma lesão generalizada e que não haja infecções secundárias, o que agrava o quadro e obriga o animal a ser mais imunosuprimido por corticosteróides.

Na demodicose generalizada o animal pode apresentar coceira por infecções secundárias, dor, anorexia, febre e letargia, sendo que a demodicose por si própria não causa coceira no animal.

O diagnóstico é feito pelo médico veterinário na hora da consulta pelo histórico familiar e da rotina do animal, além de um “raspado cutâneo” que consiste em raspar o pêlo do animal em áreas afetadas, até a pele sangrar para que os ácaros que estejam no folículo piloso possam ser encontrados. Utiliza-se também histopatológicos no diagnóstico em alguns casos onde não se tem como pegar pelo raspado cutâneo. Raças como Sharpei são frequentemente necessitado o uso de histopatológico devido às lipoproteínas existentes em sua pele que tornam o ácaros mais profundo em sua pele.

É uma doença de tratamento delicado e que necessita da dedicação do proprietário. Uma imunidade boa, junto à cuidados básicos junto ao médico veterinário pode evitar que o seu animal tenha crises repetitivas após o diagnóstico. Se você, por acaso tem um animal com demodicose, siga o que seu veterinário mandou, ou quem sofre é o seu animalzinho precisando cada vez mais de tratamentos mais dificultosos.













Referências:

TADANO, Rodrigo. Demodiciose em cães, 2010. Faculdade Metropolitana Unidas. Monografia, 40f. São Paulo, 2010



http://www.euqueroumfilhote.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=329



http://diarioveterinaria.blogspot.com/2008/12/isso-um-pit-bull.html



Um comentário:

  1. Olá, estou passando por uma situação bem complexa com minha cachorinha, uma schnauzer miniatura de 8 meses de idade. Faz um tempinho que ela vem apresentado pustulas, cada vez maiorese em maior quantidade, levamos à uma clinica onde realizaram o exame de sangue e fizeram a raspagem e não foi detectado nada, ela ficou internada na clinica, tomou soro e depois deram alguns medicamentos. Passados 5 dias ela piorou e voltou para a mesma clínica, onde repetiram o exame de sangue, o qual novamente não constou absolutamente nada. Porém, eu, por conta estou tentando me informar e foi dito que pode ser sarna demodécica, estou lendo sobre o assunto e, as descrições que leio em relatos de caso ou em informções, como foi o caso em su blog, parece que estão descrevendo a a Luly, também já vi fotos as quais tem a aparencia muito semelhante com o que ela apresenta hoje. Não sei mais o que fazer para tentar salvá-la, o que devo fazer? Por favor me dê uma orientação.
    Desde já agradeço a atenção.
    Att.
    Andressa

    ResponderExcluir