domingo, 4 de abril de 2010

Tumores mamários

(continuação...)

Os tumores de mama representam aproximadamente 52% de todas as neoplasias nas
cadelas e 50% são identificadas como malígnas.

Ultimamente as evidências incidem em que a etiologia (ou seja, origem) do tumor de mama seja hormonal e que o estrógeno seja responsável pelo mesmo evento.
Quando a castração é realizada antes do primeiro cio, o risco de desenvolvimento de tumor mamário reduz para 0,5%; este risco aumenta significativamente nas fêmeas esterilizadas após o primeiro cio(8,0%) e mais ainda depois do segundo (26%). Depois do segundo cio, não é notada nenhum poder preventivo em relação aos tumores mamários.
Um estudo demonstrou que 66% dos cães que receberam contraceptivos orais contendo compostos à base de progesterona e estrógenos, no período de cinco a sete anos de idade, desenvolveram nódulos mamários, dos quais 95% eram benignos.

Falando bioquimicamente, o estrógeno e progesterona atravessam a membrana celular por processo passivo e ligam-se a receptores proteicos específicos no citoplasma da célula alvo do tumor. Subsequentemente, o complexo esteróide-receptor se move em direção ao núcleo, onde se liga à cromatina, promovendo aumento na síntese de RNA mensageiro, de RNA ribossômico e síntese proteica, que irá alterar a função celular.
O estudo de linhagens celulares tem demonstrado que o estrógeno regula a proliferação celular, de várias maneiras:

1)Aumentando os fatores de crescimento do grupo "a" e o fator de crescimento IGF-1 que estimulam o crescimento das células tumorais,

2)Inibindo fatores de transformação "b" que tem a função de deprimir a atividade proliferativa de células.

Outro estudo, concluiu que o risco de desenvolvimento de neoplasias mamárias pode estar ligado a fatores nutricionais. Os pesquisadores perceberam que a obesidade no primeiro ano de vida, assim como um ano antes do diagnóstico podia predispor as fêmeas às neoplasias.

O tumor de mama é resultante de processo carcinogênico compreendido por vários estágios seqüenciais, incluindo iniciação, promoção, dependência e autonomia.
Indepedente de haver fatores externos que tenham influenciado a oncogênese ("nascimento" do câncer), com certeza o fator determinante é endógeno, ou seja, do metabolismo do indivíduo.
Ocorre a dependência hormonal, na qual as células tumorais alvo diferem das normais por necessitarem do estímulo hormonal para sua sobrevivência.
Porém, todos os tumores hormonalmente dependentes tendem a se tornar autônomos, quando a capacidade de síntese de hormônios específicos desaparece e, morfologicamente, as células se tornam indiferenciadas(podem se transformar em qualquer outro tipo de célula).

A atividade normal da célula depende da perfeita integração entre as várias vias metabólicas. Grande parte desse metabolismo é controlado pelos hormônios, lançados no sangue até os órgãos alvo. Como as necessidades de um determinado hormônio variam continuamente, torna-se necessário que suas concentrações estejam sujeitas à regulação. Quando há descontrole da secreção hormonal, ocorre perda da homeostasia celular advindo várias alterações, dentre elas o câncer. Os hormônios estão dentre os vários fatores indutores ou promotores da origem de tumores. Sejam endógenos ou exógenos, eles estimulam a proliferação celular predispondo às alterações genéticas.
Os genes controlam a hereditariedade e as atividades celulares dia-a-dia. O câncer é causado, na maioria dos casos, por mutação ou ativação anormal dos genes que controlam o crescimento celular , resultando em modificações progressivas da biologia celular caracterizadas por alterações na proliferação, diferenciação e na interação das células com o meio extracelular.

A castração precoce parece ser o único método da prevenção das variações hormonais, que ocorrem durante as fases do ciclo estral, que, sem dúvida, influencia no desenvolvimento desses tumores

Qualquer alteração, procure o médico veterinário.


Referências: 1.FONSECA, Cláudia Sampaio and DALECK, Carlos Roberto. Neoplasias mamárias em cadelas: influência hormonal e efeitos da ovario-histerectomia como terapia adjuvante. Cienc. Rural [online]. 2000, vol.30, n.4, pp. 731-735.
2.DE NARDI, A.B; RODASKI, S.; SOUSA, R.S.; COSTA, T.A.; MACEDO, T.R.;RODIGHERI, S.M.; RIOS, A.; PIEKARZ, C.H. Prevalência de Neoplasias e Modalidades de Tratamento em cães, atendidos no hospital veterinário da Universidade Federal do Paraná. Archives of Veterinary Science, n.2, p. 15-26, 2002.
3.SILVA, Alessandra Estrela; SERAKIDES, Rogéria; CASSALI, Geovanni Dantas. Carcinogênese hormonal e neoplasias hormônio-dependentes. Cienc. Rural. Vol.34. Santa Maria Mar/Apr. 2004


Aline Viena de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário