quinta-feira, 29 de julho de 2010

A hora certa..

A hora certa de se chamar um adestrador, as vezes é uma linha bem tênue de se entender.
O ideal seria que todos os leigos assim que adquirissem seus cães, já o fizesse. Mas, nem todos (me incluindo nessa) acham necessário chamar de imediata um adestrador.
Afinal, são tantas dicas na internet, tantos livros e vídeos de como se demonstrar dominância e pedir obediência à seus cães que as pessoas acham desnecessário pagar para uma pessoa lhe passar o que os vídeos/livros/fóruns no orkut lhe ensinaram.
Ledo engano!
E quem vos fala está passando na pele exatamente agora o preço desse engano.
Cheguei no meu limite, e reconheço. Todas as dicas, todas as leituras tem sido inúteis no caso do Frederico.
Por mais que eu faça tudo direitinho (a meu ver) ele continua rosnando/latindo/avançando nas pessoas na rua e isso já está tomando meu nervo.
Sou por natureza estourada e parto para ignorância quando algo me irrita demais.. porém.. não quero fazer isso com meu cão pois ele não entende o que eu falo..e se ele não entende, é porque eu não sei me comunicar com ele, não o contrário.
Eu escolhi tê-lo em minha casa e torná-lo membro de uma familia humana e canina. Portanto, eu como líder (e mãe substituta) devo ensinar os modos a ele.
Mas como fazer isso, quando não se percebe onde está errando?
Buscando um profissional.
Além de ser uma pessoa de fora, é uma pessoa que além de teoria, tem prática também.
Teoria tenho livros e mais livros, leituras e mais leituras, discussões e mais discussões, mas francamente? Não tenho prática nenhuma!
Algumas técnicas que aprendi na teoria, me ajudaram a educar meus outros cães em vários sentidos. O pê HOJE não tenho do que reclamar.
Um cão obediente, apesar do seu temperamento intepestivo.

Cheguei ao ponto do Frederico me morder, e aí, a coisa está MUITO feia.
Um subordinado nunca deve agredir o seu líder, e eu que devo ser a líder, não o contrário.
Ser líder não é só o que vemos no Cesar Millan, vejo como ser líder como a Dra. Temple Grandin coloca em seu livro, vejo como liderança de cães o papel de pais substitutos. Não é controlar o tempo todo todos os comportamentos do meu cão, mas é saber educá-lo para em momentos específicos ele saiba me obedecer, porque afinal, uma criança que não obedece a mãe não tem culpa nenhuma, apenas tem uma mãe que não soube dá-lo disciplina.

Por isso, pesso a todos vocês que por um momento reflitam:
está na hora de contratar um profissional?

Por que meus amigos, adestramento é muito mais do que "senta" e "deita", é saber educar seres que dependem exclusivamente de nós para tudo.
Portanto, nada mais justo do que educá-los e torná-los aptos à convivência junto àos meus amigos e visitantes e tornar do meu cão, um cão ao menos, agradável.
Ele não é obrigado a gostar de toques, brincadeiras e chamegos de estranhos.. não mesmo!
Ele apenas é obrigado a se portar de maneira educada e gentil próximo de quem eu gosto e quero estar, e não, pular e querer morder qualquer um que não seja do seu convívio.

A culpa é minha, eu sei. Porém estou correndo atrás do meu erro.. e você? Está correndo atrás?
Por que antes de castrar ou dar florais a seu cão, não entra em contato com um comportamentalista animal que poderá lhe dar diretrizes de comportamento para o seu cão?

Você e o seu cão merecem!
Pensem nisso!




esse é o motivo da minha dor de cabeça.. Frederico.








6 comentários:

  1. Oi Aline,

    sou adestradora e entendo bem o que você quis trazer para nós leitores do seu blog!!! As coisas funcionam bem assim como você falou, precisa ter um filen para a comunicação entre cão e homem. Acredito e indico a todos os meus clientes as leituras, principalmente Cesar Millan e Alexandre Rossi, pois ajuda bastante para o fim da psicologia humana em cães ( que só atrapalham a comunicação). www.donododono.com.br

    ResponderExcluir
  2. Menina,
    Ele te mordeu???
    Foi forte?
    O que aconteceu???
    Qual a situação que rolou a mordida?

    Putz, que situação!

    ResponderExcluir
  3. nao Tu.. n foi forte..
    eu que usei de força bruta e ele como filhote que é tentou se defender..
    eu q n soube me comunicar, mas isso ja aconteceu duas vezes.. essa é a segunda. da primeira foi pq eu queria forçar qele ficasse quieto pra eu pôr a coleiraa q pegou na boca dele..
    ele ficou bem assustadooo e me mordeu pra eu parar de apertar ele..igual a hoje.

    percebe onde está o erro?

    ResponderExcluir
  4. Milene, obrigadaa pela visita.
    sim.. os livros são bons.. mas a pratica, alguem olhando, entendendo onde vc está errando..é outra coisa. até porque o ser humano tem mania de se achar superior e por isso cega-se diante de seus erros. por mais q leia, sempre acha "ah..mas eu nao faço isso"

    ResponderExcluir
  5. Crianças humanas vão à escola para adquirir conhecimento. Crianças caninas também deveriam ir. Levei meu primeiro cão para a escolinha de adestramento e agility e agora não consigo mais imaginar a possibilidade de não fazer o mesmo com todos os meus cães. Atualmente são 3, todos vão à escolinha, que ainda é um lugar perfeito para que façam amigos caninos. Bjs

    ResponderExcluir
  6. OBAAAAAA tem o TUDO DE CAOOOO oras, Saroca!

    ResponderExcluir